(2023) Palco 360: Programa A União Faz a Vida realiza encontro regional de professores

O palco 360 é um evento que reúne professores das escolas parceiras que desenvolvem o programa A União Faz a Vida, em todas as redes de ensino, com o objetivo de trazer para a pauta temáticas pertinentes ao dia a dia da educação, conectando as vozes dos educadores em um palco de reflexões e boas práticas

Atuando há 18 anos em Mato Grosso, o Programa A União Faz A Vida apoia estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, por meio de uma metodologia que valoriza os aprendizados obtidos dentro e fora da escola. Na última terça, 08 de agosto e Quinta-feira, 10 de agosto, a Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realizou encontros regionais do PUFV, sediados nos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, que reuniram mais de 1.200 educadores e gestores da educação, dos municípios da área de atuação da Cooperativa Sicredi Ouro Verde.

Nas ocasiões, os profissionais acompanharam palestras sobre a Educação Especial, Sustentabilidade no Currículo Escolar e o Proposito na Ação de Educar, além de realizar trocas de experiências e práticas educacionais. Nos encontros, além de profissionais da área, estiveram presentes Assessores Pedagógicos e Secretários(as) Municipais da Educação de Acorizal, Alto Paraguai, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah e Lucas do Rio Verde.

“Reunimos mais de 600 educadores, em cada evento professores e gestores sendo esses profissionais os principais protagonistas dos eventos. Através do programa, adotam métodos que têm como objetivo transformar a realidade local das escolas e dos estudantes. São agentes transformadores que impactam positivamente as crianças e suas famílias. A cooperativa realiza o programa nos 15 municípios da área de atuação, com atendimento a mais de 70 mil estudantes”, pontua o Diretor Executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas.

Um dos diferenciais do programa A União Faz A Vida é que os estudantes são encorajados a serem protagonistas de sua aprendizagem, participando do processo de definição daquilo que será estudado. Essa ideia é apoiada pela professora da Escola Municipal de Educação Básica Prof. João Batista da Silva, de Rosario Oeste, Dirce Regina Corrêa, ao defender que a escola se torna um lugar de transformação quando as necessidades dos alunos, crianças e adolescentes, são ouvidas.

“Hoje, mais do que nunca, sentimos uma grande necessidade de as crianças serem ouvidas. O processo de ouvir e, principalmente, entender e compreender suas angústias, ansiedades e sonhos, nos faz acreditar que através da educação e da aprendizagem é possível contribuir para que a criança ou adolescente possa transformar sua vida e da sua família para, futuramente, serem agentes transformadores na sociedade”, comenta a professora.

O protagonismo dos alunos frente ao conteúdo estudado fez a diferença para estudantes do município de Nobres. ‘’O programa A União Faz A Vida foi um divisor de águas dentro do processo de educação de Nobres. Com ele, foi possível trabalhar o protagonismo e as vivências dos alunos dentro da teoria, trazendo-os para dentro das práticas pedagógicas. Trouxemos também a comunidade para dentro da escola, inserindo as vivências e culturas familiares no contexto de um trabalho pedagógico, que agora é desenvolvido no município”, conta a secretária de educação do município, Lucélia Almeida.

 

 

Clique aqui e assista o conteúdo disponível no YouTube. 

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de privacidade e uso de cookies.