O que é o Programa A União Faz a Vida?

É um Programa educacional criado para promover atitudes e valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes no Brasil. A intenção é transformar para melhor a realidade dos alunos, de suas famílias e comunidades.
Ao promover a educação para um mundo mais cooperativo, inspira professores, estudantes e comunidades, a partir de metodologia educacional própria, fundamentada no desenvolvimento de projetos.
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social da Fundação Sicredi e completou 25 anos impulsionando a transformação.

Eledir Pedro Techio

Está no nosso DNA cooperativista o interesse pela comunidade onde estamos e, por meio de programas sociais e educacionais, como o Programa A União Faz a Vida, colocamos em prática este princípio. Ao contribuir com a Educação, a cooperativa apoia o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, de toda a região. Com o programa A União Faz a Vida, fortalecemos nosso propósito de construir uma sociedade mais próspera na medida em que promovemos uma educação baseada nos princípios de cooperação e de cidadania. Ao acompanharmos as mudanças nas comunidades onde atuamos, percebemos que estamos cooperando com muitas destas transformações. Agradecemos a toda a rede de compromisso dos 15 municípios da nossa área de atuação que acredita na importância e no papel desta união de esforços pela educação, e reafirmamos nosso compromisso em consolidarmos ainda mais este trabalho em 2023.

Eledir Pedro Techio

Presidente da Sicredi Ouro Verde MT

Roberto Vargas

A Sicredi Ouro Verde MT é uma cooperativa fortemente ligada à educação, pois acreditamos que, por meio dela, é possível gerar transformação social, que é o nosso maior objetivo. Ao estarmos presentes com o programa A União Faz a Vida nos 15 municípios da nossa área de atuação, temos a expectativa de que podemos ser verdadeiros parceiros na formação de cidadãos empreendedores e cientes do seu papel na sociedade. A educação é um pilar fundamental de grande parte das nossas ações, porque entendemos que é a partir dela que podemos alcançar um desenvolvimento sustentável nas nossas comunidades. E com o Programa A União Faz a Vida, nós fortalecemos os princípios de cooperação e de cidadania nas escolas com o objetivo de contribuir com a formação integral dos estudantes, e também apoiar nos processos pedagógicos e de aprendizagem. Agradecemos a todos os parceiros e apoiadores que constroem junto conosco esta trajetória de transformação.

Roberto Vargas

Diretor Executivo da Sicredi Ouro Verde MT

Rede de
Compromisso

O Programa A União Faz a Vida só é viável em função da existência da Rede de Compromisso.

Os quatro grandes agentes que a constituem (Gestores, Parceiros, Apoiadores e Assessores Pedagógicos) têm igual importância, mas responsabilidades distintas. São a base de tudo. Somente a partir da união dos esforços, da dedicação e da atuação conjunta desses atores é que o Programa atende e impacta seu público-alvo.

No entanto, uma responsabilidade é compartilhada entre todos: apropriar e incorporar ao cotidiano os princípios de cooperação e cidadania. Assim, por essa vivência, conseguem atuar melhor e influenciar atitudes e novas posturas em alunos e professores.

Por isso, é tão importante zelar pela ética e pelo pertencimento da Rede de Compromisso, respeitando os diferentes papéis, bem como suas funções. Especialmente para a implementação do Programa A União Faz a Vida nas escolas.
Apoiadores São pessoas físicas ou jurídicas da comunidade. Eles são agentes fundamentais, pois contribuem com apoio financeiro, material ou humano, a fim de proporcionar melhores condições para a realização do Programa. Na Sicredi Ouro Verde MT, além dos mais de 100 mil associados da cooperativa, contamos com o apoio financeiro de 41 empresas, também associadas. Gestores Entidades integrantes do sistema Sicredi (os idealizadores do Programa). Parceiros Responsáveis formais pelos ambientes educacionais onde o Programa é desenvolvido, como Secretarias Municipais de Educação, Assessorias Pedagógicas do Estado e instituições de ensino. Assessoria Pedagógica Profissionais contratados pelos gestores do Programa, responsáveis por promover a formação inicial e continuada dos educadores participantes do Programa.

Gestores

Entidades integrantes do sistema Sicredi (os idealizadores do Programa).

Apoiadores

São pessoas físicas ou jurídicas da comunidade. Eles são agentes fundamentais, pois contribuem com apoio financeiro, material ou humano, a fim de proporcionar melhores condições para a realização do Programa.

Na Sicredi Ouro Verde MT, além dos mais de 100 mil associados da cooperativa, contamos com o apoio financeiro de 41 empresas, também associadas.

Parceiros

Responsáveis formais pelos ambientes educacionais onde o Programa é desenvolvido, como Secretarias Municipais de Educação, Assessorias Pedagógicas do Estado e instituições de ensino.

Assessoria Pedagógica

Profissionais contratados pelos gestores do Programa, responsáveis por promover a formação inicial e continuada dos educadores participantes do Programa.

Impacto Social

O Programa A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Porque gente que pergunta, cresce! Ele está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Em 27 anos desde sua criação, o Programa atingiu resultados muito relevantes, de impacto positivo, sendo:

+ de 3,7 milhões
Crianças e adolescentes
+ de 180 mil
Educadores envolvidos
+ de 2.600
Escolas participantes
+ de 470
Cidades em 11 estados brasileiros

Como chegamos neste resultado

  • O que é?

    O Social Return On Investment (SROI) ou Retorno Social do Investimento foi o processo utilizado para compreender, medir e reportar o valor social e econômico do Programa A União Faz a Vida. Tem mais a ver com valor do que com dinheiro. Por isso, o estudo mensurou e contabilizou o valor de impactos sociais do Programa de forma muito mais ampla do que apenas a dimensão financeira: mediu as mudanças consideradas relevantes para alunos, professores e comunidades.

  • Método

    O protocolo SROI contabiliza todos os impactos considerados relevantes pelos diferentes grupos de interesse, indo além das avaliações convencionais, que costumam focar apenas nos impactos esperados a partir das intervenções e atividades realizadas. A riqueza do SROI para o Programa A União Faz a Vida está em medir o impacto vivenciado pelas crianças, adolescentes e professores e mensurar os impactos percebidos como mais relevantes para si.

  • Avaliação

    A mensuração realizada pelo IDIS é um estudo de SROI de avaliação, pois foi conduzido retrospectivamente e baseado em resultados reais. É importante saber que a coleta de dados e o processo de escuta envolveu alunos, familiares, professores, escolas e participantes que conheceram e vivenciaram, direta e indiretamente, o Programa A União Faz a Vida. Com propriedade, compartilharam suas percepções a respeito dos impactos e transformações gerados pelo Programa.

Confira alguns dos indicadores

6 em cada 10
Alunos

  • Aumentaram seu interesse pela escola e suas atividades
  • Desenvolveram maior postura crítica e questionadora
  • Demonstraram mais interesse em conhecimentos além do conteúdo da escola
  • Tiveram mais autonomia e proatividade com as atividades escolares
  • Fortaleceram vínculos de amizade no ambiente escolar
  • Apresentaram mais facilidade para desenvolver trabalhos em equipe
  • Aumentaram sua consciência como cidadãos e agentes de transformação positiva
  • Multiplicaram seu conhecimento em benefício da coletividade
  • Passaram a valorizar mais a história e os saberes de sua comunidade
  • Desenvolveram uma visão crítica e mais ampla do mundo ao seu redor
  • Desenvolveram habilidades de comunicação e expressão pessoal
  • Aprimoraram a capacidade de reconhecer e respeitar diferenças
  • Desenvolveram maior capacidade de se posicionar em diferentes situações expressando suas próprias opiniões

7 em cada 10 alunos fortaleceram
vínculos com seus professores

7 em cada 10
Professores

  • Desenvolveram a criatividade ao conectar conteúdos do currículo escolar aos projetos
  • Passaram a valorizar os conhecimentos da comunidade local
  • Desenvolveram a busca ativa por novos conhecimentos
  • Alteraram a consciência do seu papel de mediador na construção do conhecimento e não mais como detentores
  • Maior abertura e determinação para enfrentar desafios e superar limites
  • Maior motivação e sentimento de realização das atividades escolares

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de privacidade e uso de cookies.